“Compostagem vai à escola” com apoio dos SMAS de Sintra
O concurso “Compostagem vai à Escola”, promovido no âmbito do Projeto SMILE (Sintra Motion & Innovation for Low Emissions), promoveu o reaproveitamento dos resíduos orgânicos resultantes da confeção de refeições na Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva, no Bairro da Tabaqueira, permitindo a 253 alunos passarem à prática os conhecimentos ao nível da compostagem.
A dinamização envolveu 11 turmas e contou com o apoio dos SMAS de Sintra, que cederam quatro compostores adicionais aos 10 adquiridos para o projeto. A entrega de prémios desta primeira edição, que decorreu recentemente, distinguiu as turmas mais empenhadas, num total de 67 jovens dos 5.º e 6.º anos.
O concurso abrangeu ainda a elaboração de guia de compostagem e envolveu, para além da escola sede do Agrupamento Alfredo da Silva, o Jardim-Escola João de Deus e o lar do Centro Social de Reformados e Idosos de Albarraque.
Os SMAS de Sintra já desenvolvem, há alguns anos, o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar”, que já atribuiu cerca de 900 compostores domésticos e prepara-se para, a curto/médio prazo, entregar mais 600 equipamentos.