No âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão publicou esta sexta-feira uma consulta pública sobre o desenvolvimento de uma nova estratégia da União Europeia (UE) para as florestas.
A estratégia, que a Comissão adotará ainda este ano, basear-se-á na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, abrangerá todo o ciclo florestal e promoverá os muitos serviços prestados pelas florestas. A estratégia, segundo o boletim informativo da Comissão, visará também assegurar florestas saudáveis e resilientes que contribuam significativamente para os objetivos de biodiversidade e de clima, para reduzir e controlar as catástrofes naturais, para garantir meios de subsistência e para apoiar a bioeconomia circular e as comunidades rurais.
A estratégia ajudará ainda mais a UE a cumprir os seus compromissos internacionais e constituirá a base para uma abordagem coerente e holística para as florestas, que permitirá uma liderança mais forte da UE a nível internacional, no contexto da preparação da Conferência sobre Biodiversidade COP15 em Kunming, da Agenda de Sustentabilidade das Nações Unidas para 2030, do Acordo de Paris, da Convenção sobre a Diversidade Biológica e da Convenção de Combate à Desertificação.
Segundo a Comissão, a consulta procura obter os pontos de vista dos cidadãos, dos operadores económicos e outros agentes sobre a forma de superar os desafios que se colocam às florestas, em especial no que diz respeito ao clima, à biodiversidade, às zonas rurais, ao‑bem-estar socioeconómico e à gestão dos riscos de catástrofes. Também se debruça sobre a forma de mobilizar os instrumentos de apoio da UE, a monitorização das florestas, as indústrias florestais e o objetivo da UE de plantar 3 mil milhões de árvores até 2030, assegurando simultaneamente a liderança mundial da UE. A consulta está aberta até 19 de abril de 2021.