A Fertagus está a ultimar um projeto de renovação com objetivo de melhorar a qualidade das suas carruagens que servem a linha ferroviária que liga Setúbal a Lisboa, através da Ponte 25 de Abril. Estas intervenções, para além da vertente de inovação e de implementação de novas funcionalidades, vão permitir poupanças ambientais significativas.
Ao todo, foram trocados de mais de três quilómetros de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, o que vai representar 60% de poupança de energia com a iluminação, já a partir deste mês.
Também, inserido neste projeto de tornar os comboios da Fertagus mais eficientes energicamente, foi renovado todo o sistema de ar condicionado, que com a nova solução implementada com bombas de calor vai obter uma poupança de mais de uma tonelada e meia de gás refrigerante e 30% de energia. Verificou-se ainda a revisão geral aos sistemas de produção de ar comprimido e, a ventilação dos diversos equipamentos e limpeza criogénica.
“Estas intervenções estão inseridas no projeto de renovação dos comboios da ponte de forma a garantir o seu correto funcionamento nos próximos anos. A substituição de equipamentos obsoletos e descontinuados por novas soluções mais amigas do ambiente foi um grande desafio para que os nossos clientes não se apercebessem destas mudanças”, afirmou Cristina Dourado, administradora-delegada da Fertagus.
Esta renovação energética está dentro da intervenção de meia vida, denominada R1, que está a ser feita em todos os comboios da Fertagus. A intervenção das 18 unidades da Fertagus exigiu uma logística altamente complexa, uma vez que a Fertagus teve de garantir a disponibilidade diária de 17 unidades em serviço comercial. Assim, parte significativa destas operações foram efetuadas no período entre as 10h00 e as 16h00, permitindo que as unidades garantissem o serviço ao cliente no período de ponta da manhã e no período de ponta da tarde.