Com o objetivo de consciencializar os colaboradores C&A de todo o mundo para a importância da moda circular e da sustentabilidade, a C&A Foundation lançou, em maio deste ano, uma campanha interna intitulada Inspiring World. Durante 1 mês, 32.615 colaboradores C&A de 22 países, incluindo Portugal, partilharam com os colegas os seus sonhos para um mundo mais sustentável e justo. Juntos, os colaboradores da marca angariaram para ONGs em todo o mundo.
Focada em desenvolver moda que tenha um impacto positivo nas comunidades locais e no planeta, a C&A incentivou os seus colaboradores a partilharem internamente quais são os seus sonhos para criar um mundo melhor para todos. Para se juntar à campanha Inspiring World, cada colaborador necessitou apenas de publicar na plataforma interna uma fotografia ou vídeo, explicando o seu sonho. Por cada voto na sua publicação, feito pelos restantes colegas, a C&A Foundation doou 10 euros à instituição de solidariedade social escolhida pelo próprio colaborador.
No total, os colaboradores C&A angariaram mais de um milhão de euros para apoiar dezenas de ONGs locais, dos países onde a marca está presente, e também o parceiro global da C&A Foundation para 2018, a WWF Índia, e o seu trabalho de promoção do cultivo de algodão orgânico. Em Portugal, os colaboradores C&A angariaram um total de , para apoiar duas instituições nacionais que trabalham para promover a sustentabilidade e o desenvolvimento local a Quercus e a Zero e ainda a WWF Índia, a nível internacional.
“Na C&A acreditamos profundamente que todas as pessoas devem ter o direito de vestir roupa que as faça, não só parecer bem, mas, acima de tudo, sentir-se bem. Consideramos que a indústria da moda deve preocupar – se em desenvolver produtos de forma social e ambientalmente responsável, sem comprometer as vidas daqueles que fabricam o vestuário e as suas matérias – primas ou do próprio planeta”, refere Domingos Esteves, diretor geral da C&A Iberia.
“Trabalhamos todos os dias para promover a moda circular e incentivar os nossos colaboradores a viverem um dia a dia mais responsável, tornando a sustentabilidade numa norma. Procuramos ainda dar mais autonomia aos nossos colaboradores, de modo a que se tornem embaixadores de sustentabilidade nas nossas lojas, incentivando os nossos clientes a tomarem decisões mais sustentáveis”, acrescenta
Celina Bello Blanco, diretora de Recursos Humanos da C&A Iberia.
No seu Relatório Global de Sustentabilidade 2017, divulgado recentemente, a C&A anunciou várias metas e compromissos de sustentabilidade para 2020, focados nos seus produtos, cadeia de fornecimento e colaboradores. Só em 2017, a empresa de moda conseguiu reduzir a sua pegada de carbono em 15% e sua pegada hídrica em 14%, para além de ter lançado peças de roupa com certificação Cradle to Cradle GoldTM e a campanha #WearTheChange, com produtos mais sustentáveis.
Mais