A Coca-Cola apresentou esta quinta-feira a primeira garrafa no mundo fabricada com plástico reciclado proveniente de lixo marinho recolhido através dos “Mares Circulares”, um ambicioso projeto de sensibilização para a “problemática do lixo marinho com intervenção em limpeza de costas, praias e fundos marinhos que tem implementado em Portugal e Espanha”, refere a empresa em comunicado. Esta inovação é a “prova” de que até o plástico mais degradado do fundo do mar poderá ser “transformado em novas garrafas para uso alimentar”.
Graças ao trabalho conjunto desenvolvido pela Ioniqa Technologies, pela Indorama Ventures, pelo projeto “Mares Circulares” e pela Coca-Cola, conseguiu-se fabricar cerca de “300 garrafas utilizando 25% de plástico reciclado”, proveniente de praias e fundos marinhos de Portugal e Espanha. Estas garrafas demonstram a capacidade das
inovadoras e revolucionárias técnicas de reciclagem que permitiram transformar um plástico PET muito degradado em matéria prima de alta qualidade. São, assim, as primeiras garrafas no mundo fabricadas com material proveniente de plástico marinho e aptas para serem utilizadas em alimentação e bebidas.
O anúncio deste importante avanço tecnológico foi feito hoje em Londres durante uma jornada em que a Coca-Cola reforçou os seus compromissos e anunciou novos objetivos relativamente a embalagens para a Europa Ocidental.
Em 2017, a Coca-Cola lançou o ‘Avançamos’, a sua estratégia de sustentabilidade para a Europa Ocidental que tem como principais objetivos, para 2025, recolher e reciclar o equivalente a 100% das garrafas ou latas que comercializa, que todas as suas embalagens sejam 100% recicláveis, bem como assegurar que as suas garrafas de plástico contenham, pelo menos, 50% de PET reciclado.