O ClimateLaunchpad abriu candidaturas para as melhores ideias de negócio para combater as alterações climáticas. A competição de cleantech é organizada pela UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto), LIPOR e Fórum Oceano/Hub Azul.
Agricultura, ar e meio ambiente, energia limpa, indústria limpa, armazenamento de energia, eficiência, transporte e água, são as categorias da iniciativa da União Europeia.
Os três vencedores da Final Nacional vão ter acesso a incubação gratuita na UPTEC durante quatro meses, a formação nas áreas de impacto, sustentabilidade e/ou marketing no valor de mil euros da 3xP Global, vales de formação de mil euros da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, a 16 horas de consultoria da Point Green Venture e S317 Consulting, bem como a 15 horas de apoio jurídico da Vieira de Almeida, entre outros prémios até 15 mil euros.
A edição de 2023 conta com o apoio da 3xP Global, Faber, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Câmara Municipal de Matosinhos, Crowe, Point Green Venture, S317 Consulting, Vieira de Almeida, Prio, Galp, Smart Waste Portugal e Pacto Português para os Plásticos.
Ao longo do programa, todos os participantes vão ter oportunidade de participar num curso online e num bootcamp intensivo de três dias, com um formador certificado da EIT Climate-KIC. Além disso, os participantes terão acesso a treino de pitch e sessões de mentoria com especialistas em sustentabilidade ambiental e economia circular, incluindo profissionais das entidades organizadoras do programa em Portugal.
Desde o início desta competição, em 2014, já se candidataram ao ClimateLaunchpad quase 14 mil ideias de negócio de 59 países de todo o mundo. A decorrer em Portugal desde 2016, o programa já recebeu mais de 130 candidaturas, apoiou mais de 70 equipas e mais de 140 participantes. Além disso, Portugal conta também com três vencedores internacionais – Pavnext, Eco2blocks e Mudatuga.
As candidaturas para ideias portuguesas estão abertas até 14 de maio.