A MEDWAY atribuiu 11 Certificados de Transporte Sustentável aos seus clientes, comprovando assim o contributo das empresas para a redução da sua pegada de carbono, lê-se no comunicado do operador ferroviário de mercadoria.
Com estes certificados, lançados pela MEDWAY no ano passado, os clientes ficam a saber a quantidade de emissões de CO2 que evitaram ao efetuar o transporte das suas mercadorias por comboio, relativamente ao valor que representaria se os mesmos transportes ocorressem por modo rodoviário. Assim, segundo a empresa, em 2020, estas 11 empresas destacadas evitaram a emissão de 19.889 toneladas de CO2 eq.
De acordo com Carlos Vasconcelos, administrador da MEDWAY, é desígnio da empresa “contribuir cada vez mais para a redução das emissões de CO2 do setor logístico e esse objetivo passa por consciencializar as empresas para o impacto que as suas estratégias podem ter na sustentabilidade ambiental”. Segundo o responsável, “o comboio é o meio de transporte de mercadorias mais sustentável e também o que acarreta menos custos. Nesse sentido, mais do que nunca, é urgente investir no transporte sustentável. A ferrovia é a opção que melhor responde à transição energética”.
O transporte ferroviário permite atualmente uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário – redução essa que pode chegar aos 74%, se o transporte for efectuado com recurso exclusivo a locomotivas eléctricas.
Recentemente, a MEDWAY anunciou o investimento de 10 milhões de euros na revisão de 25 locomotivas eléctricas, com a finalidade de garantir a eficiência e fiabilidade de um transporte que é, à partida, o mais amigo do ambiente.