A Cleanwatts contribuiu para o livro “Comunidades de Energia Renovável”, que foi lançado esta segunda-feira, 13 de fevereiro, pela Universidade do Minho e pela Fundação Mestre Casais, e que tem edição de João Crispim do Grupo Casais e de José Gomes Mendes da Universidade do Minho.
Três membros da empresa de energias renováveis participaram nesta obra, José Basílio Simões, vice-chaiman e cofundador, Luísa Matos, cofundadora, e Andreia Carreiro, diretora de inovação estratégica.
O lançamento do livro contou com o apoio da Agência de Energia do Porto e com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.
“Na evolução da Humanidade, as comunidades surgem como estratégia de otimização dos recursos dos indivíduos. A partilha destes recursos permite garantir maior segurança física (face aos predadores) e segurança de abastecimento (especialização em caça e, mais tarde, agricultura). Como vantagem adicional, evoluímos no conhecimento geral e na nossa capacidade de organização, enquanto grupo, ultrapassando largamente os sonhos dos primeiros grupos que se juntaram”, recordam os coordenadores editoriais do livro, acrescentando que “as Comunidades de Energia oferecem derivações das vantagens iniciais: segurança física, optando por menores centrais e de energia limpa e segura, e segurança de abastecimento, não só por a organização local permitir a substituição de, pelo menos, parte da energia que nos chega de origens pouco recomendáveis, como a capacidade acrescida em lidar com fenómenos de perturbação da rede, como tempestades ou fogos, cuja frequência e intensidade se prevê aumentar. Também agora se preveem vantagens adicionais, como a democratização e acessibilidade da energia ou o potenciar de investimentos em energia renovável, crucial para a descarbonização da sociedade”.
José Basílio Simões, cofundador da Cleanwatts, considera que “Portugal é um caso de estudo no contexto das Comunidades de Energia Renovável e é muito importante e muito interessante que haja, agora, um livro que documenta e reflete sobre todo este processo, que tem sido tão difícil quanto apaixonante”.
O livro está incluído na “Coleção Ensaios Para a Sustentabilidade” e tem a coordenação editorial de Manuela Martins.