A Cleanwatts está a lançar uma série de webinars para promover a literacia energética, empoderando consumidores e potenciais investidores que queiram acelerar a transição energética.
“Como podemos criar um contexto ainda mais favorável para expandir as CER na Europa?” é o nome da primeira sessão, agendada para esta quinta-feira, 4 de abril, às 10 horas. O registo, aberto a todos os interessados, está disponível online.
Um dos destaques do primeiro webinar é a apresentação de um relatório da Frank Bold sobre as Comunidades de Energia Renovável na Europa, com um olhar especial sobre a posição única de Portugal. O documento dispõe igualmente de um conjunto de recomendações para reforçar a legislação relativa às CER no espaço europeu.
“É importante reforçar a ação de todos aqueles que querem fazer parte da transição energética, especialmente através da participação em Comunidades de Energia Renovável. Como pioneiros na sua implementação, queremos que estes webinars sejam um espaço para capacitar os participantes, quer sejam indivíduos ou grupos, do setor público ao privado”, afirma o Head of Growth da Cleanwatts, Aron Lazarchick.
No dia 09 de maio, a empresa organiza um novo webinar com a participação da Goparity, a plataforma de investimento colaborativo que já ajudou a financiar 347 projetos com impacto, apresentando uma rentabilidade média anual de 5,77%. Entre estes estão mais de uma dezena de Comunidades de Energia Renovável (CER) implementadas pela Cleanwatts, que tem trabalhado de perto com parceiros como autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social ou corporações de bombeiros. Caso os investidores conseguirem fazer parte da CER que financiem, podem igualmente beneficiar de uma redução entre 15 e 20% na fatura da energia.
No dia 06 de junho, é a vez de o webinar contar com a participação da Local Energy Markets Alliance para discutir o tema da integração na rede das Comunidades de Energia Renovável. Uma vez que a energia solar é vista como um desafio para os operadores da rede, por ser variável ao longo do dia, as CER autoequilibradas que a Cleanwatts consegue implementar e gerir através de soluções digitais são uma resposta direta.
Esta sessão vai também abordar a forma como as Comunidades de Energia Renovável podem, efetivamente, ter um papel positivo para a rede e como a colaboração com os operadores é um fator-chave para que este modelo de produção descentralizada de energia é uma alternativa a mais investimentos em infraestruturas e pode tornar a energia mais barata para todos.