A Cleanwatts anunciou o licenciamento de três novas Comunidades de Energia Renovável (CER) e desafiou os consumidores a se tornarem membros deste ecossistema em expansão no país, já que o mesmo apresenta benefícios económicos, sociais e ambientais. Este avanço no licenciamento das CER significa que estas instalações podem, a partir de agora, partilhar o excedente de energia produzido com a comunidade local.
“À medida que os licenciamentos vão finalmente avançando, estamos a angariar membros que possam usufruir de energia partilhada nas comunidades a preços abaixo das tarifas de mercado. Consumidores residenciais, empresas e negócios locais, podem juntar-se às Comunidades de Energia Renovável, desde que estejam inseridos no raio de alcance das mesmas”, afirmou a CEO da Cleanwatts, Luísa Matos.
Duas das CER já licenciadas estão localizadas em Valbom dos Figos e Figueiró dos Vinhos. A terceira faz parte do projeto-piloto Cleanwatts Living Lab, uma sandbox regulatória aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que abrange a região de Coimbra e está direcionada para os colaboradores da empresa. Espera-se ainda que, muito em breve, cinco novas Comunidades se juntem ao conjunto de CER já licenciadas.
Em Valbom dos Figos, as centrais foram implementadas em três localizações diferentes, totalizando 124 painéis, com uma produção anual de 75 MWh. A CER evitará anualmente a emissão de 19 toneladas de CO2 e a energia partilhada abastecerá o equivalente ao consumo de 125 pessoas.
Já a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, conta com 56 painéis instalados e uma produção anual de 32 MWh, evitando anualmente a emissão de oito toneladas de CO2. A energia partilhada será equivalente ao consumo de 300 pessoas.
Em ambos os casos, está prevista uma segunda fase de implementação, com um aumento da capacidade instalada, para permitir o crescimento da produção e, desta forma, abranger mais membros.
Cleanwatts Living Lab
Esta CER também licenciada tem a particularidade de ser sandbox regulatória aprovada pela ERSE. Neste momento, os 42 membros são colaboradores da Cleanwatts, mas está previsto o alargamento para cidadãos e entidades locais, beneficiando mais pessoas.
Com três localizações na cidade de Coimbra, uma em Condeixa e outra em Anadia, esta CER evitará, anualmente e numa primeira fase de instalção, que será expandida, a emissão de 12 toneladas de CO2.
O Cleanwatts Living Lab funciona como um “laboratório vivo”, destinado à criação de um ambiente real para teste de novas abordagens, soluções tecnológicas e modelos de negócio. Além de centrais fotovoltaicas, foram instalados carregadores elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Atualmente, estão em teste serviços de flexibilidade, para avaliar de que modo poderão ser escalados para outras Comunidades. Ou seja, serve como um laboratório de teste da inclusão de novos serviços e funcionalidades nas CER, em Portugal.