A Cleanwatts e AIDA CCI – Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro assinaram um protocolo para desenvolver Comunidades de Energia Renovável (CER) com o tecido industrial do distrito, potenciando a redução de custos, a transição energética e o combate à pobreza energética no distrito.
As CER têm como objetivo produzir energia local, limpa, descabornizada e mais barata, através da instalação de centrais de produção de energia fotovoltaica e integrando diversos membros como entidades locais, empresas, juntas de freguesia, IPSS, municípios, coletividades e cidadãos, incluindo famílias economicamente vulneráveis.
Para Elisabete Rita, Vice-presidente Executiva da AIDA CCI, “as Comunidades de Energia Renovável são cruciais para a transição energética e para o alcance das metas Net Zero. As alterações climáticas são a questão mais urgente, em que as entidades governamentais, autoridades e empresas têm um papel determinante, razão pela qual a AIDA CCI também decidiu celebrar este protocolo”.
Já Basílio Simões, vice-chairman e cofundador da Cleanwatts, diz que “temos as melhores expectativas relativamente a este protocolo, pois estamos certos de que a AIDA CCI está totalmente alinhada com a missão da Cleanwatts e com aquilo que são os nossos objetivos de sustentabilidade, redução de custos relacionados com a energia das organizações e diminuição da pegada ecológica, um tema muito urgente, especialmente quando nos referimos à indústria, para além do combate à pobreza energética entre famílias carenciadas da zona de Aveiro”.