A Cleanwatts foi a parceira escolhida pelo Futebol Clube Barreirense para desenvolver uma Comunidade de Energia Renovável, a qual tem como objetivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia deste clube e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”. No total, serão apoiadas 448 famílias.
Esta Comunidade, de 466kW, que terá as suas centrais fotovoltaicas com um total de 1013 painéis instalados na sede do clube, vem no seguimento de vários projetos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas, uma área estratégica para a Cleanwatts.
Através da CER do Barreirense, o clube vai conseguir reduzir a fatura de energia em 54% e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 45% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar. Com esta Comunidade de Energia, o Barreirense vai tornar-se climate-positive, gerando mais 1150% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 194 toneladas de CO2 por ano.
“A Cleanwatts vai fazer uma Comunidade de Energia com o Barreirense, instalando centrais fotovoltaicas nas instalações do clube, que, para além de permitir à instituição apoiar as famílias carenciadas e em situação de pobreza energética da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica do Barreirense e contribuirá para a sua independência energética”, explica José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts.
Hugo Máximo, presidente do Futebol Clube Barreirense, salienta que “o Barreirense é um clube histórico, que tem uma ligação profunda ao Barreiro e às suas gentes e, portanto, está muito alinhado com aquilo que são os princípios das Comunidades de Energia Renovável: a ideia da comunidade sustentável e unida, onde as pessoas consomem energia limpa, produzida localmente – pela comunidade e para a comunidade – e a custos mais reduzidos”.
A Cleanwatts já tem CERs desportivas em diferentes fases de desenvolvimento, com a Associação de Futebol de Braga, a Associação Académica de Coimbra, o Tourizense, a Juventude Desportiva do Lis, o Clube Desportivo Xico Andebol, ARCD Venda da Luísa, para além de outras em negociação.