A Cleanwatts acaba de assegurar o investimento da Tejo Ventures, um fundo que aloca capital para a transição energética, nas suas Comunidades de Energia Renovável (CER). O financiamento, num montante não divulgado, servirá para a empresa climate tech, com sede em Coimbra e pioneira em CER, continuar o seu trabalho na transição energética.
Michael Pinto, CEO e cofundador da Cleanwatts, mostra-se “muito satisfeito” com este investimento: “a Tejo Ventures entende o enorme valor que o capital privado representa para a transição energética. Foi um prazer trabalhar com a Tejo Ventures, o seu CEO, Yann Rey, e toda a sua equipa, nos últimos meses, e estamos ansiosos por aprofundar a nossa relação à medida que avançamos com os nossos projetos de transição energética.
Por sua vez, Yann Rey, CEO e cofundador da Tejo Ventures, afirma: “estamos entusiasmados por apoiar Portugal na transição para as energias limpas, à medida que o país se esforça por atingir objetivos ambiciosos até 2030. O compromisso da Cleanwatts para assegurar uma transição justa alinha-se com os valores dos nossos fundos, uma vez que nos comprometemos a ajudar a financiar um futuro mais seguro, mais limpo e mais equitativo”.
Atualmente, a Cleanwatts tem mais de 240 Comunidades de Energia constituídas ou em fase de desenvolvimento, em Portugal, 53 já licenciadas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e 50 a aguardar licenciamento.
A Tejo Ventures foi fundada em 2021 e o seu recentemente criado Solar Future Fund prevê angariar e alocar mais de 50 milhões de euros em 2024 a projetos de impacto relacionados com energia limpa, clima e desenvolvimento humano em Portugal, na Europa e nos EUA. As empresas financiadas, até ao momento, trabalham em armazenamento de energia, eficiência energética, tecnologia eólica, otimização de infraestruturas, reciclagem, química limpa e redução de carbono através de inteligência artificial.