Cleanwatts e ABB em parceria para acelerar gestão inteligente de energia em comunidades e edifícios

A Cleanwatts e a ABB assinaram um memorando de entendimento para desenvolver tecnologias de gestão e eficiência energética para comunidades e edifícios. A colaboração centra-se no desenvolvimento de projetos escaláveis nos principais mercados europeus, que permitam que os utilizadores e gestores de edifícios façam uma utilização eficiente e sustentável da energia através de soluções inteligentes de monitorização e controlo.

As duas empresas vão ainda criar soluções que combinam a plataforma avançada de partilha de energia da Cleanwatts com as elevadas tecnologias de gestão de energia da ABB, como o sistema de gestão de energia InSite, contadores de energia, sensores e carregadores de veículos elétricos, entre outros. De uma forma combinada, as duas empresas oferecem uma solução unificada e escalável para harmonizar a integração da produção renovável, o armazenamento e a eficiência energética das organizações.

A colaboração vai proporcionar benefícios significativos para os membros das comunidades, incluindo custos de energia mais baixos através do consumo otimizado de energia renovável produzida localmente, encargos de ligação à eletricidade reduzidos e com picos de consumo de energia minimizados, bem como uma maior eficiência e desempenho das instalações de produção renovável, incluindo o armazenamento de energia. Possibilita, de uma forma integrada, o acesso ao mercado local de energia, incluindo a gestão da produção e utilização de energia local bem como o controlo de ativos e de cargas, otimizando assim os incentivos à gestão da procura.

“Dedicamo-nos a transformar comunidades e indústrias para um futuro sustentável e eficiente. Esta parceria permite-nos melhorar as nossas soluções de software com o portefólio de gestão de energia da ABB, criando uma integração perfeita que irá otimizar o consumo de energia e impulsionar a sustentabilidade”, disse Luísa Matos, CEO da Cleanwatts.

O anúncio da parceria surge na sequência de um projeto de colaboração entre a ABB, a Cleanwatts e outros parceiros tecnológicos para fornecer ferramentas aos residentes de uma comunidade inteligente em Brobyholm, perto de Estocolmo, na Suécia, para que possam gerir o seu consumo de energia de forma fácil e inteligente.