Cleanwatts desafia os cidadãos a juntarem-se à “Revolução” da energia limpa
A Cleanwatts anuncia, em comunicado, um modelo de negócio inovador a nível mundial, que permite às empresas, condomínios e consumidores residenciais a possibilidade de deixarem de depender das atuais empresas de fornecimento de eletricidade, acedendo a energia limpa, local e mais barata do que energia no mercado.
O benefício da oferta é complementado pelas soluções de Inteligência Artificial de poupança de energia e pelo compromisso de investimento até 2% dos proveitos em causas sociais da respetiva comunidade. Adicionalmente, a Cleanwatts permite às empresas e pessoas que queiram investir em energia solar a possibilidade de “gerarem mais rendimentos do que o tradicional investimento em painéis solares, graças à possibilidade de venderem os excedentes de produção à sua comunidade de energia”, acrescenta.
Assente nas suas plataformas digitais, a empresa criou uma alternativa que permite às pessoas organizadas em comunidades de energia libertarem-se dos fornecedores tradicionais de energia, permitindo aos participantes da comunidade consumirem energia produzida localmente, complementada por produtores independentes e apenas recorrendo ao mercado como último recurso, lê-se no comunicado.
A Cleanwatts tem neste momento implementadas sete comunidades de energia (Portugal, RU, Brasil) e encontra-se a implementar um projeto social inovador Cem Aldeias, em colaboração com About the Energy, BEWG.PT e JEUNE. Cem Aldeias é um projeto de Inovação Social que será desenvolvido em Portugal com foco no combate à pobreza energética, através da promoção de boas práticas de consumo e conforto térmico em casa. Envolve também a instalação de pequenas centrais fotovoltaicas com o objetivo de impactar a vida de pelo menos 20 mil pessoas que habitam em 100 aldeias portuguesas.
A empresa pretende impulsionar uma verdadeira revolução da energia limpa em Portugal, convidando os cidadãos a serem pioneiros e registarem-se como participantes nas comunidades energéticas que nascerão um pouco por todo o país. Com esse registo, os participantes reservam o seu lugar na comunidade de energia de energia da sua localidade e, mesmo antes da criação da comunidade, a Cleanwatts vai oferecer a energia limpa mais barata do mercado a todos os que se registarem, assegura. Adicionalmente, as empresas e os particulares, que se registarem até 31 de maio, vão ter benefícios adicionais, acrescenta a empresa.
À semelhança do que aconteceu nas telecomunicações com o surgimento de novos operadores, a Cleanwatts refere que o processo de pré-registo nas comunidades de energia permite maximizar os benefícios a oferecer aos participantes. Logo que a oferta esteja disponível, os participantes receberão uma proposta personalizada, garantindo a energia limpa mais barata do mercado.
“O estado de urgência a que chegamos no combate às alterações climatéricas e à pobreza energética, exige alterações no modelo de fornecimento de gestão de energia. Apesar das diversas empresas e ofertas atualmente no mercado, achamos que é possível ir mais longe nos benefícios que podem ser oferecidos aos consumidores e às comunidades”, refere José Queirós de Almeida, chief marketing Officer da Cleanwatts, destacando que “a nossa oferta é uma alternativa para todos que não se revêm na forma de actuar dessas empresas e das suas ofertas. todos. Daí o lema da Cleanwatts ser energia limpa digital, descentralizada e democrática”.