Clean Future procura soluções para melhorar sustentabilidade das cidades
Estão abertas as candidaturas para o Clean Future, programa de aceleração para soluções de base tecnológica em CleanTech, uma das operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa. Este programa visa apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, de forma a melhorar a sustentabilidade das cidades.
Há 20 mil euros em prémios e as candidaturas decorrem até dia 23 de abril no site oficial do programa, que conta com o apoio da Deloitte enquanto Knowledge Partner e dos CTT, enquanto Strategic Partner.
O programa irá focar-se em três categorias que contam com parceiros com intervenção reconhecida nestas áreas – construção, mobilidade e retalho –, setores onde se verifica um elevado potencial de impacto no combate às alterações climáticas.
Os participantes do Clean Future terão acesso a um programa constituído por vários módulos que visam acelerar o desenvolvimento dos seus projetos, com a duração de dez semanas. Na última etapa do programa, as startups terão a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas a um painel de júri, determinando o vencedor de cada uma das categorias e o vencedor global do programa. Serão atribuídos cinco mil euros ao vencedor de cada categoria, recebendo o vencedor global um valor adicional de cinco mil euros.
Os vencedores, terão ainda a possibilidade de ganhar prémios no total de 20 mil euros, tendo igualmente a oportunidade de continuar o desenvolvimento dos seus projetos que poderão ser apoiados pelos diferentes parceiros do Programa.
“A inovação tecnológica é um fator essencial para o desenvolvimento sustentável. O programa de aceleração Clean Future, no âmbito do Hub Criativo do Beato Living Lab, vem procurar projetos e soluções sustentáveis que têm como missão fazer face aos desafios ambientais atuais. A Unicorn Factory Lisboa com a Startup Lisboa irão ajudar as startups selecionadas para o Programa a desenvolver e escalar os seus modelos de negócio.”, comenta Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa.
“Sendo que através da correta aplicação das tecnologias existentes podemos cortar até 96% das emissões de carbono das cidades é prioridade premiar quem aposta em inovação com o foco na aceleração da transição para um futuro mais verde, digital e inclusivo”, explica Miguel Eiras Antunes, partner da Deloitte.
Para João Bento, CEO dos CTT, “esta parceria enquadra-se na estratégia dos CTT em duas relevantes
componentes: a inovação e a sustentabilidade. Por um lado, a participação neste programa vai ao encontro da visão da empresa de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de startups, seja através de parcerias estratégicas, como a que agora estabelecemos, seja através do nosso próprio programa de interação com o ecossistema. Esta iniciativa é ainda mais relevante por estar virada para a sustentabilidade, um dos pilares fundamentais dos CTT e uma das áreas onde mais temos apostado e inovado.”