A deputada do PSD Cláudia Monteiro de Aguiar entregou recentemente um projetos piloto que destaca o seu compromisso contínuo com a Economia do Mar, numa clara aposta no desenvolvimento sustentável e inovação na União Europeia.
O projeto, apresentado na Comissão das Pescas, com um valor de três milhões de euros, trata-se de uma ação preparatória, dedicada à formação nas áreas da economia azul, focada no desenvolvimento e implementação de uma “Casa dos Oceanos”. Este projeto tem como laboratório as Regiões Ultraperiféricas, promovendo as ilhas da Madeira e os Açores, com o intuito de fomentar e envolver redes de cientistas, académicos, biólogos e estudantes, através de ferramentas educativas, preparando-os para carreiras relacionadas com o oceano e a economia azul.
Este projeto abrange o desenvolvimento curricular e a criação de oportunidades de aprendizagem experiencial, até a integração de tecnologias de ponta, como o GIS (sistema de informação Geográfica) e robótica subaquática. Oferece também oportunidades de aprendizagem experiencial, como estágios e projetos de pesquisa, preparando os participantes para carreiras no crescente setor da economia azul, equipando os estudantes com conhecimentos e habilidades essenciais para enfrentar os desafios do futuro.
Esta proposta marca um passo importante na preparação da implementação de futuras iniciativas e projetos e reflete o compromisso de Cláudia Monteiro de Aguiar com iniciativas que não só respondem aos desafios do momento presente, mas também preparam as futuras gerações para um mundo em constante evolução.