A Playnetario é um projeto iniciado em 2014 com o intuito de levar até às escolas um planetário móvel com filmes educativos sobre astronomia em 360º: “Rapidamente compreendemos que ao abraçarmos a Arte do Cinema imersivo em 360º poderíamos ser pioneiros em produzir outras temáticas educativas a serem projetados nos planetários tradicionais e não apenas estarmos limitados ao tema da astronomia , começa por afirmar Nuno Fragata, diretor da Playnetario. Inicialmente, começaram por produzir o primeiro filme educativo 360º “Os Animais nossos Amigos” sensibilizando o problema das espécies em extinção, apelando ao não abandono dos animais domésticos, etc. Desde logo, a aceitação foi um sucesso com “mais de 2000 projeções de norte a sul do país , tendo o filme chegado a cerca de “50 mil crianças”, apenas no primeiro ano, refere.
Após o primeiro sucesso, a Playnetario tem produzido ano após ano novos filmes educativos de várias temáticas desde “Água o bem mais precioso”, passando por “O Corpo Humano” e não faltando a História de Portugal “O Afonsinho”. Participaram e foram premiados em vários festivais internacionais de Cinema Imersivo, o que levou a dobrar os filmes noutras línguas: “Hoje orgulhamo-nos dos nossos filmes estarem presentes nas sessões dos planetários um pouco por todo o mundo”.
Neste momento, o mais recente sucesso é o “Super Salvador” sobre sensibilização ambiental: “Um menino super-herói que nos vai alertar que o Planeta Terra está a ficar doente, os problemas da poluição, das alterações climáticas, os graves problemas dos plásticos e microplásticos nos oceanos e muitos conselhos do que pode ser feito para salvarmos o nosso querido planeta, desde reciclar e mudanças de atitude para reduzirmos a nossa pegada ambiental”, explica.
Com este projeto, o objetivo é conseguir parcerias com Municípios, Entidades e associações que se preocupem e pretendam efetuar ações de sensibilização ambiental: Personalizamos o filme à medida, com a imagem, logotipos das entidades interessadas e em conjunto estamos preparados para deslocações a qualquer zona do país com os nossos Playnetario viajantes. Crianças desde o pré-escolar ao 2.º ciclo são o futuro e não podem perder esta missão de sensibilização ambiental”, declara.
Para Nuno Fragata, o cinema educativo 360o é uma inovadora forma de ensinar: “O público fica rodeado de sons e imagens estimulando a concentração nas crianças e assimilam muito mais facilmente toda a informação e o conteúdo educativo”.
*Este artigo foi publicado na edição 91 da Ambiente Magazine.