A Cimpor, uma empresa InterCement, GoParity e Boa Energia, no passado dia 30 de maio, apresentaram o “SACOPOR Solar”, um projeto piloto que visa a instalação de painéis solares fotovoltaicos nas instalações da SACOPOR, a subsidiária da Cimpor dedicada ao fabrico de embalagens e sacos de cimento para clientes internos e externos num total de 15 países de 3 diferentes continentes, localizada em Alenquer.
Os 1100 painéis fotovoltaicos agora instalados na SACOPOR vão produzir cerca de 475 mil kWh por ano, o equivalente ao consumo de aproximadamente 150 famílias portuguesas num ano, a 221 toneladas de CO2/ano que são evitadas ou à plantação de cerca de 22 mil árvores.
O “SACOPOR Solar” foi desenvolvido pela Cimpor, com proposta e gestão da Direção corporativa de Sustentabilidade Ambiental, em parceria com a GoParity, uma plataforma portuguesa de investimentos em energia sustentável a quem coube a gestão financeira, e com a Boa Energia, fornecedor de serviços energéticos especializado em projetos de energia solar responsável pela operação e manutenção dos equipamentos.
Em comunicado enviado lê-se que os méritos deste projeto articulam três orientações basilares do desenvolvimento da economia e sociedades contemporâneas, nomeadamente: a construção de parcerias, pela articulação de competências e outros recursos no alcance eficiente de objetivos comuns, da sustentabilidade, pela substituição responsável e proactiva da utilização de combustíveis fosseis por fontes de energia renovável, e pelo financiamento colaborativo, o chamado crowdfunding, que incita os cidadãos a assumirem o papel de financiadores de projetos que consideram de valor acrescentado.
A Cimpor e os seus parceiros convidaram ainda um grupo de cerca de 30 alunos e professores da Escola Damião de Goes para conhecerem o projeto mais de perto. “Inspirar e esclarecer as gerações vindouras, é um desígnio privilegiado para a construção sustentável do futuro ambicionado.”, afirmam os responsáveis deste projeto
Luís Menezes, diretor industrial da Cimpor, assinala que “esta iniciativa espelha a articulação de várias vertentes do DNA da Cimpor. Trata-se de uma aposta pautada pela inovação e sustentabilidade, contribuindo para a criação de uma energia limpa. É um exemplo claro da nossa assinatura como empresa – Construindo parcerias sustentáveis – reunindo sinergicamente os parceiros certos e especializados. Envolve diversos stakeholders na promoção ativa de uma economia circular sustentável.Estamos francamente entusiasmados com o projeto SACOPOR Solar, e temos a firme intenção de replicar este modelo não só em Portugal como nas demais geografias em que a Cimpor opera.”
Para Nuno Brito Jorge, fundador da plataforma GoParity, “este projeto tem enorme importância pois trata-se de uma grande empresa a apostar numa solução inovadora e de envolvimento dos cidadãos na transição para uma economia mais limpa.”