CIM Viseu Dão Lafões agora tem sistema público de bicicletas partilhadas

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões apresentou o seu Sistema Público de Bicicletas Partilhadas, que está já disponível para os utilizadores, visando promover a adoção de hábitos de vida mais saudáveis por parte da população e contribuir para uma mobilidade mais sustentável no território.

Designado por bora!, o sistema é constituído por 153 bicicletas, disponíveis em 245 docas e 39 estações, localizadas em vários pontos dos municípios. A utilização é gratuita pelo período de 60 dias, para incentivar a utilização.

Pretende-se, assim, que este projeto-piloto seja indutor de mudança ao nível da circulação viária nas zonas urbanas, por via do reforço da oferta de opções de mobilidade suave, ao mesmo tempo que promoverá práticas mais saudáveis, potenciadoras do bem-estar e incremento da qualidade de vida das populações.

O projeto surge no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da CIM Viseu Dão Lafões e, além das bicicletas, promoveu a criação de novas ciclovias e vias pedonais no perímetro urbano dos municípios da região.

Como funciona?

Há duas formas de utilizar as bicicletas: através de um cartão de utilizador ou através de uma aplicação para telemóvel. Em ambas as vertentes, a primeira coisa a fazer é tornar-se utilizador da rede, efetuando a inscrição nos serviços de atendimento dos municípios. Depois, basta passar o cartão de utilizador na doca da estação ou usar o telemóvel para desbloquear a bicicleta.

O horário de funcionamento do sistema é das 08h às 20h, todos os dias, e cada utilização decorre por um período máximo seguido de uma hora, devendo o utilizador devolver a bicicleta a um dos parques dentro deste período. Por dia, só poderá utilizar as bicicletas por um período total de duas horas.

Cada bicicleta só pode ser utilizada dentro do perímetro urbano do concelho em que foi levantada. Por exemplo, as bora! afetas ao município de Aguiar da Beira só podem circular em Aguiar da Beira, mas o cartão ou app de utilizador permite a utilização deste sistema em qualquer município.

Todos os utilizadores dispõem automaticamente de um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais. As bicicletas bora! podem ser utilizadas por maiores de 18 anos, ou por quem tenha mais de 16 anos, desde que o respetivo encarregado de educação fique responsável por todos os aspetos da utilização.

O projeto beneficiou de financiamento comunitário, ao abrigo do Programa Operacional do Centro. O custo total, em duas fases, ascendeu a quase 5,1 milhões de euros, dos quais 4,3 milhões são provenientes de fundos europeus.