CIM Médio Tejo assinala protocolo para impulsionar projetos de recolha seletiva de biorresíduos

Foi no passado dia 28 de outubro que decorreu a Cerimónia de assinatura de Protocolos RecolhaBio – “Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, em Lisboa, onde participou a CIM Médio Tejo.

O protocolo pretende o financiamento de projetos ou iniciativas que promovam a capacitação dos municípios por forma a aumentar a recolha seletiva de biorresiduos e/ou a reciclagem na origem, incluindo infraestruturação e aquisição de equipamentos associados a esse serviço, bem como a sensibilização dos utilizadores para melhorar as suas práticas.

Entre estas práticas estão projetos de contentorização ou sacos óticos, viaturas elétricas de recolha, projetos de compostagem comunitária ou doméstica e o desenvolvimento de mecanismo de monitorização e tecnologias de informação e comunicação.

Pretende-se que no final, os municípios possam demonstrar quantitativamente, o aumento que este apoio proporcionou na recolha seletiva ou tratamento na origem de biorresíduos e consequente diminuição da deposição de resíduos em aterro.

Marcou presença nesta assinatura, o presidente da CIM do Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos, sendo aposta desta entidade a gestão sustentável de resíduos, a melhoria do ambiente, a sensibilização para estar matérias, de modo a alcançar as metas necessárias estabelecidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC).