A apresentação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC) vai decorrer no próximo dia 17 de junho, entre as 9h30 e as 13h00 no Instituto Politécnico da Guarda (Auditório dos Serviços Centrais do IPG). A sessão de encerramento ficará a cargo de João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente.
Criado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climática (PIAAC) compreende a determinação de um conjunto de ações que visam a “adaptação ou mitigação dos efeitos destas alterações”, explica a entidade em comunicado. As várias ações que compõem o plano refletem, segundo a CIM-BSE a “preocupação da região ao nível do desenvolvimento sustentável” e relacionam-se com os setores da educação e sensibilização ambiental, da sensibilização para a população em geral, da monitorização, avaliação e vigilância, das infraestruturas verdes, da gestão sustentável da floresta, do ordenamento e gestão dos recursos fluviais e também das espécies florestais e agrícolas, controlo de pragas e doenças agroflorestais, entre outros.
A CIM-BSE tem vindo a apostar promover o desenvolvimento de ações no sentido de se alcançar uma maior sustentabilidade energética e ambiental e o PIAAC tem como objetivo intervir face às alterações climáticas, pela inevitabilidade que os seus impactos produzem e continuarão a produzir no território, influenciando o quotidiano da população. O presente plano procura estabelecer um roteiro estratégico que facilite a adaptação da região das Beiras e Serra da Estrela aos riscos climáticos assim como colocar as ameaças decorrentes dos riscos climáticos na agenda pública.