A Ciência Viva e o Ministério do Ambiente assinam amanhã, 28 de Agosto, às 15.30, o contrato de financiamento do projecto “Por este rio acima: Património Natural e Água”, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.
A cerimónia decorrerá no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, na presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta.
A Ciência Viva é uma das 14 entidades com as quais o Ministério do Ambiente irá estabelecer protocolos de financiamento para a execução de acções de valorização e conhecimento dos rios e ribeiras.
O projecto “Por este rio acima: Património Natural e Água”, criado e gerido pela Ciência Viva em articulação com a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, promove o conhecimento, reabilitação e protecção de rios e ribeiras, sensibilizando a sociedade para uma cidadania mais activa, aberta, transversal e participada. Será comparticipado em 50 000 euros pelo Fundo Ambiental “Repensar Rios e Ribeiras”, do Ministério do Ambiente.
Já nos meses de Setembro e Outubro decorrerão várias iniciativas integradas neste projecto, como percursos, limpezas e tertúlias, estando também prevista a realização de acções de formação. Passeios pedestres interpretativos na margem esquerda do rio Zêzere (com início e término na vila de Constância), acções no vale do rio Tua para observação da rica diversidade de aves que ali habitam (águias, falcões e abutres), acções de limpeza da Ribeira da Praia em Água D’Alto (Ilha de São Miguel, Açores), tertúlias com piquenique no Porto da Cova (Santarém) e passeio de barco no rio Tejo com discussão de questões relacionadas com a qualidade da água, biodiversidade e impactos das acções humanas, ou saídas de campo na região do rio Ave para detecção acústica e obser! vação de morcegos são algumas das actividades a realizar até ao final do mês de Novembro.