A cidade Chaves acaba de dar um passo em prol de uma urbanização mais verde e inclusiva. A requalificação da cidade representa uma aposta do Município de Chaves, através do apoio dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
A revitalização de cerca de 15 milhões de euros do tecido urbano teve como objetivo a “requalificação de mais de 14 quilómetros de estrada”, a “conservação das infraestruturas rodoviárias existentes”, a “qualificação do espaço público”, realçando a “promoção dos modos suaves de mobilidade, através da criação de uma ciclovia e a reparação dos passeios existentes”.
Deste leque de operações, destaque também para a reorganização do trânsito e elevação de passadeiras, de acordo com a altura dos passeios, valorizando as pessoas e a sua segurança durante as deslocações. Foi ainda reduzido o impacto negativo do tráfego automóvel nas principais vias urbanas, para assim melhorar a qualidade de vida da população, nomeadamente através de soluções integradas de desenho urbano inclusivo e de técnicas de acalmia do tráfego, pode ler-se num nota divulgada pelo Município de Chaves.
Com o intuito de promover um trânsito seguro e confortável para todos, de forma a reduzir o número e gravidade dos acidentes, o Município apostou na implementação de soluções como o reforço da sinalização de trânsito, com vista na redução do comprimento dos atravessamentos pedonais, a melhoria da visibilidade dos próprios peões e dos mesmos para os condutores.
Em matéria ambiental, foram plantadas novas espécies de árvores, de forma a melhorar os locais a nível urbano e paisagístico, assim como, contribuir para a descarbonização e redução de ruído. Com o objetivo de conferir melhores condições de conforto térmico aos utilizadores das vias e diminuir o CO2, a Autarquia reforçou a arborização influenciando diretamente a qualidade de vida de todos os cidadãos, que futuramente beneficiarão do acréscimo de perímetros de sombra e poluição.
Estas obras fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado (trabalhos relacionados com o incremento dos modos suaves – componente pedonal ciclável), de fundos comunitários da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (Norte 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL2020.
Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresenta “Uma Nova Cidade para Todos”, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.