Cidadãos europeus já podem contribuir para o “Futuro da Europa”
O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa, composto por representantes do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, já lançou a plataforma digital multilingue para a Conferência sobre o Futuro da Europa e convida todos os cidadãos europeus a contribuírem para moldar o seu próprio futuro, assim como o de toda a Europa, lê-se num boletim informativo da Comissão Europeia. A plataforma, disponível em 24 línguas, permite aos cidadãos de toda a União Europeia (UE) partilhar e trocar ideias e pontos de vista em eventos organizados em linha.
“A plataforma constitui uma ferramenta essencial para dar aos cidadãos a possibilidade de participarem e de se pronunciarem sobre o futuro da Europa”, disse presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, destacando que “temos de garantir que as suas vozes são ouvidas e que intervêm no processo decisório, independentemente da pandemia de Covid-19. A democracia europeia, do tipo representativo e participativo, continuará a ser exercida aconteça o que acontecer, porque assim exige o nosso futuro comum”.
Por seu turno, António Costa, primeiro-ministro, destacou que a Conferência sobre o Futuro da Europa é o debate mais oportuno de sempre: “Temos de nos preparar desde já, para sairmos desta crise reforçados e, uma vez vencida a pandemia, prontos para o futuro. Esperamos continuar a forjar, juntos, a Europa do futuro, uma Europa mais justa, mais verde e mais digital, que responda às expectativas dos nossos cidadãos”.
“Saúde, alterações climáticas, empregos de qualidade e duradouros numa economia cada vez mais digital, estado das nossas sociedades democráticas: convidamos os europeus a pronunciarem-se sobre a Europa em que querem viver. Com esta plataforma de cidadãos, damos a todos a oportunidade de contribuírem para moldar o futuro da Europa e de interagirem com outras pessoas de toda a Europa”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacando que “é uma excelente oportunidade para reunir virtualmente os europeus. Participe no debate! Juntos poderemos construir o futuro que queremos para a nossa União”.
De acordo com o boletim da Comissão, a Conferência sobre o Futuro da Europa “procura dar aos cidadãos de todos os quadrantes e de toda a Europa mais possibilidades de dizerem o que esperam da União Europeia”, ajudando a “definir a direção a tomar e as políticas a elaborar pela UE no futuro”.