O grupo de investigação de “Sociedades e Sustentabilidade Ambiental”, da extensão do Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) na Universidade Aberta, em parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, vai promover um ciclo de cinema dedicado à relação da humanidade com a natureza, nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho.
Este ciclo de cinema vai decorrer no Pólo de Coimbra da Universidade Aberta (Rua Alexandre Herculano, n.º52). De acordo com os promotores, “tem como objetivo estimular um diálogo informal e interdisciplinar sobre algumas questões conceptual e praticamente centrais da contemporaneidade, tendo sempre como pano de fundo a forma como os mundos humano e não-humano se cruzam e influenciam mutuamente”.
O ciclo é composto por cinco sessões, cada uma dedicada a um dos seguintes temas: “Privatização de elementos da natureza: o caso da água”; “O presente e o futuro da alimentação”; “Migrações climáticas”; “Tradição e modernidade: saberes da terra”; “Depleção da natureza: o caso da Floresta Amazónica”.
Todas as sessões seguem a mesma estrutura, começando com o visionamento de um filme pertinente para o tema do evento. O filme é depois comentado por duas pessoas com formação e trabalho em áreas disciplinares distintas e, por fim, é aberta a discussão aos membros da audiência, com a moderação de um elemento da organização do ciclo, procurando incentivar uma troca de ideias livre e produtiva.