Teve lugar em Évora a 1.ª Assembleia Geral da Associação para a Certificação Florestal do Alentejo e Lezíria do Tejo (ACFALT), que oficializou a constituição desta associação, com a eleição dos seus órgãos sociais. A ACFALT tem por objetivo a implementação da norma portuguesa PEFC, que regula os sistemas de gestão florestal sustentável.
O PEFC (Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal), promove a gestão florestal ecologicamente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável. De modo a tornar a certificação florestal acessível a mais proprietários florestais, o PEFC permite a certificação à escala regional, à qual a ACFALT se propõe, para a certificação da NUT II – Alentejo, abrangendo as cinco regiões que a compõem: Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Alto Alentejo e Lezíria do Tejo.
Com a constituição desta associação, deu-se o pontapé de partida para a obtenção do certificado regional PEFC. Este certificado, permite que qualquer proprietário, independentemente da área detida, consiga aceder à certificação florestal, valorizando não só a sua gestão, mas também os seus produtos florestais, submetendo-se para tal a uma auditoria prévia, na qual os proprietários demonstram gerir as suas propriedades de acordo com os fundamentos deste referencial.
A certificação regional tem como principais vantagens a maior eficácia na implementação e na partilha dos custos, o que torna o processo de certificação florestal mais apelativo economicamente, uma vez que o rácio benefício/custo é partilhado por todos os aderentes do sistema.
Com a realização desta assembleia, foi dado um passo importante no processo da certificação regional PEFC do Alentejo e Lezíria do Tejo. Espera-se que esta iniciativa contribua de forma positiva para o desenvolvimento rural do Alentejo, mantendo a sustentabilidade não só das explorações agro-florestais, mas também das populações locais e do tecido empresarial, permitindo disponibilizar aos consumidores finais produtos com garantia de origem certificada.