A Garland, uma das maiores empresas no ramo logístico em Portugal, tem a funcionar, desde o dia 21 de novembro do ano passado, um sistema fotovoltaico composto por 230 painéis fotovoltaicos, instalado na cobertura de um dos seus armazéns no Centro Logístico da Abóbada, em São Domingos de Rana, em Oeiras, avança o greensavers.sapo.pt. “Trata-se de uma clara aposta na sustentabilidade energética e uma importante medida na contribuição para a preservação do meio ambiente, através da produção de energia para consumo próprio, o denominado autoconsumo”, avança a empresa em comunicado.
Com um investimento de 70.000 euros, o sistema consiste em 230 painéis com potência unitária de 250Wp, instalados na cobertura do armazém. Estes, produzem no seu conjunto uma potência nominal de 50kW, dimensionados para colmatar 25% das necessidades de energia do centro logístico.
Durante o dia, a energia produzida pelo gerador fotovoltaico é consumida instantaneamente pela rede de baixa tensão em regime de autoconsumo. Ou seja, sistema transforma a luz solar em energia eléctrica e aproveita-a para o seu próprio consumo interno. Em caso de excedente de energia, esta é injetada na rede pública, sendo a Garland ressarcida pelo valor correspondente calculado com base em tarifas de energia praticadas pelo Mibel (Mercado Ibérico de Eletricidade).
O projeto envolveu um estudo prévio a cargo da Esergy Consulting, empresa vocacionada na elaboração de projetos técnicos da especialidade. O sistema foi dimensionado com base no perfil traçado de consumo energético da Garland e na seleção de equipamentos com as mais recentes tecnologias.