O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de aprovar o seu Plano de Redução de Consumo Energético e Hídrico (PRCEH) nas suas unidades hospitalares. A medida, alinhada com as diretivas da União Europeia relativamente a este tema, visa dar resposta ao cenário de atual crise energética e situação de seca através da redução de consumo custos com energia e com água. O PRCEH traduz o compromisso do CHL face à conjuntura atual, que nos próximos relatórios periódicos, fará uma análise de consumos para avaliar o impacto das medidas.
O plano do CHL prevê a implementação de medidas dirigidas aos utilizadores de equipamentos do CHL, medidas no âmbito da iluminação, climatização, consumo de água e gás, mas também a implementação de projetos com vista à adoção de soluções para aproveitamento de energias renováveis. Neste sentido, serão desenvolvidos processos de candidatura ao plano de recuperação e resiliência (PRR) para instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo nas unidades do CHL. O PRCEH prevê ainda a realização de campanha dirigida à comunidade, para sensibilização e consciencialização ambiental.
“Estas medidas que pretendemos implementar em todas as nossas unidades demonstram o esforço e empenho do CHL para fazer face a esta crise que vivemos quer a nível energético, como de escassez de água”, refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. “O plano contempla medidas restritivas, com o objetivo de promover uma melhor utilização dos recursos, mas inclui também medidas estratégicas, que preveem, por exemplo, a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, de forma a conseguirmos compensar o nível de consumo energético essencial para garantir o funcionamento dos nossos serviços sem condicionamentos e a prestação dos cuidados de saúde com a qualidade que se exige”, explica o presidente do Conselho de Administração do CHL.