A Unidade de Internamento de Doentes de Evolução Prolongada em Psiquiatria (UIDEPP), que se localiza nos Andrinos, é agora mais eficiente energeticamente. O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de concluir a execução do projeto que aumenta em duas classes o certificado energético da UIDEPP, uma operação cofinanciada em 95% do investimento elegível pelo POSEUR, e que permite melhorar a eficiência das instalações, bem como o conforto das mesmas para os utentes e profissionais, representando uma poupança na ordem dos 13 mil euros por ano.
A empreitada envolveu a colocação de isolamento nas tubagens de climatização, substituição das lâmpadas e luminárias interiores e exteriores existentes por equipamentos de tecnologia LED, instalação de sensores de presença, ajustes na temperatura de climatização, instalação de sistema solar de circulação forçada, de caldeira de biomassa e de sistema solar fotovoltaico para autoconsumo.
Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, considera que “estes investimentos são muito importantes e estão na linha dos nossos objetivos em termos de melhorias de eficiência em todas as nossas unidades de saúde”. “Além dos efeitos que têm para o ambiente, garantindo maior eficiência, trazem também uma diminuição dos gastos associados, e, por outro lado, representam melhorias nas instalações conferindo-lhes maior conforto e funcionalidade”, explica.
O projeto, cuja execução se encontra concluída, representou um investimento total de cerca de 78 mil euros, dos quais cerca de 72 mil financiados pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.