O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, distrito de Santarém, vai estar aberto na noite de 20 para 21 de janeiro, entre as 03h00 e as 07h00, para acompanhar o eclipse total da Lua, com observações e registos de imagens das diferentes fases do fenómeno.
Às 03h30 da madrugada de segunda-feira, dia 21, a Lua começará a esconder-se na sombra que a Terra projecta no espaço, ficando completamente eclipsada às 04h40. Às 05h40 terminará a fase de totalidade do eclipse e a Lua sairá progressivamente da sombra, ficando completamente destapada às 06h50.
Às cinco da manhã, com a Lua já perto do horizonte, a Oeste, dois planetas irão surgir a Este, como que a pedirem a atenção de algum telescópio: Vénus, para vermos em que fase se encontra, e Júpiter, a mostrar as suas quatro luas principais (Io, Europa, Ganimedes e Calisto).
Se o céu estiver nublado, haverá “Conversas com imagens” sobre os eclipses lunares (às 03h30) e uma sessão de planetário (às 04h30) com a simulação do eclipse lunar em curso, dinamizadas pela equipa do Centro Ciência Viva e pelo seu director, o astrónomo Máximo Ferreira. Para fazer frente a esta maratona de horas e ao sono, será servido chá e bolos aos visitantes mais resistentes.
Estrategicamente situado no Alto de Santa Bárbara, com uma excepcional vista panorâmica e um céu nocturno de grande qualidade, o Centro Ciência Viva de Constância tem como principal missão divulgar a ciência através da astronomia.
Está aberto todos os sábados para observações nocturnas à vista desarmada com binóculos e telescópios (no inverno, entre as 20h30 às 22h30, e no verão, das 21h00 às 23h00).