A AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal lançou uma iniciativa original de criação de uma Comunidade de Autoconsumo Coletivo que permite que consumos de vários equipamentos (edifícios municipais) que se encontrem numa determinada proximidade possam organizar-se, coletivamente, para produzir e consumir energia.
“Trata-se de um projeto-piloto e original na medida em que estabelece uma parceria que beneficia a Câmara Municipal do Seixal, pois reduz a sua fatura energética, bem como permite à AMESEIXAL aprofundar o conhecimento das potencialidades do uso destas energias renováveis para parametrizar comportamentos dos consumidores e intervir junto da comunidade educativa com novas soluções e propostas, alargando a experiência a outros equipamentos”, refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
A central, composta por 42 painéis fotovoltaicos de 545 Wp, irá fornecer energia verde a diversos edifícios municipais que se encontram nas proximidades deste estabelecimento de ensino, entre os quais os edifícios que integram a Mundet, a Escola Básica do Bairro Novo, o Fórum Cultural do Seixal e o CROACS – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal.
Estima-se que a central possa produzir, anualmente, cerca de 34 300 kWh. Toda a energia produzida poderá ser consumida nos equipamentos referidos. Prevê-se uma redução anual das emissões de CO2 de cerca de 15,92 toneladas, bem como uma redução significativa dos custos com os consumo de energia da rede.