A Celulose Beira Industrial (CELBI) através da implementação do projeto “Melhoria da Qualidade para o Aumento da Eficiência Operacional”, conseguiu entre outros resultados, reduzir em 19% o uso específico de água e o consumo de energia elétrica em 6%.
Este projeto foi pensado com o objetivo de “melhorar a qualidade do produto, reduzir as perdas de produção e de disponibilidade, reduzir o consumo de energia, otimizar o uso da água e aumentar a eficiência operacional e, consequentemente, o volume de produção/venda”, refere a empresa em comunicado.
Para obter os resultados pretendidos a empresa implementou várias ações para melhorar os índices de qualidade a que o projeto se propunha e foi utilizada a metodologia Kobetsu Kaizen. Adicionalmente, foram implementadas reuniões de Kaizen Diário em todos os níveis da fábrica, desde a Administração até às equipas, facilitando assim a cadeia de ajuda, a melhoria dos canais de comunicação e o envolvimento dos colaboradores.
A CELBI através deste projeto conseguiu os seguintes resultados:
- Redução de perdas de produção;
- Redução de 47% das perdas de disponibilidade nas linhas de acabamentos;
- Aumentou a produção da pasta em 7%;
- Reduziu o uso específico de água em 19% e o consumo de energia elétrica em 6%;
- Aumentou a motivação, a autonomia e o envolvimento dos seus colaboradores e consequentemente a comunicação nas equipas e na própria organização.
Com este projeto a CELBI ganhou o 1.º Prémio na Categoria Excelência na Qualidade da 8ª Edição do Prémio Kaizen Lean.