CEiiA procura soluções biotecnológicas para acelerar neutralidade nas cidades
As candidaturas para a 3.ª edição do Sustainable Living Innovators (SLI) estão abertas a partir desta quarta-feira, 27 de abril, e destinam-se a jovens do ensino Secundário (High School Edition) e do ensino Universitário (Graduate Edition). O SLI, promovido pelo CEiiA, é um programa para desenvolvimento de futuros líderes tecnológicos e orientado para a valorização do conhecimento e da inovação tecnológica inspirada na Natureza para melhorar a sustentabilidade do planeta e das cidades, em particular.
“O objetivo é reunir um grupo de jovens estudantes a frequentar diversas áreas do conhecimento nos domínios da engenharia, ciências da vida e da saúde, arquitetura e design, oriundos de diversas localidades do país, de forma a garantir igualdade de oportunidades e de género”, pode ler-se numa nota divulgada pelo CEiiA. Entre julho e agosto, os jovens selecionados irão colaborar com engenheiros, professores, investigadores e designers na construção do futuro das cidades a partir da sustentabilidade, nomeadamente no design de soluções tecnológicas inovadoras, inspiradas na Natureza, para sequestro de carbono e remoção de poluentes atmosféricos, valorizando-se comportamentos e soluções sustentáveis.
A edição de 2022 dá continuidade às duas edições anteriores e integra os três princípios do movimento New European Bauhaus – sustentabilidade, estética e inclusão – bem como os drivers do CoLAB Smart and Sustainable Living do CEiiA. Nesse sentido, serão exploradas soluções biotecnológicas de vanguarda que incorporam elementos naturais e tecnologia IoT (Internet of Things) para acelerar a neutralidade carbónica e melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, de forma inclusiva e em harmonia com o meio, precisa a mesma nota.
Mais concretamente, “serão desenvolvidos protótipos de bioequipamentos urbanos para melhorar a qualidade do ar atmosférico e promover a saúde pública, tentando responder a questões estratégicas sobre design sustentável de produtos e serviços urbanos”, explica o CEiiA. Outro domínio a explorar durante o SLI será o das “competências sociais, essenciais aos profissionais líderes de um futuro que se prevê exigente na promoção da Paz e no cumprimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, precisa.
O SLI 2022 vai decorrer de 18 de julho a 29 de julho para a High School Edition e de 18 de julho a 12 de agosto para a Graduate Edition, no CEiiA, em Matosinhos. As candidaturas estão abertas até dia 15 de maio e serão selecionados 20 jovens: 10 estudantes de escolas secundárias e 10 universitários.
O S2LI surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo CEiiA com o objetivo de acelerar a transição para cidades neutras em carbono, valorizando o envolvimento ativo das pessoas, e dos jovens em particular, promovendo o desenvolvimento das cidades através da adoção de estilos de vida mais sustentáveis e da sua resiliência às alterações climáticas. O S2LI está alinhado com outros projetos do CEiiA em curso, nomeadamente com a plataforma de sustentabilidade AYR e com o CoLAB Smart and Sustainable Living.