Catarina Selada, Head of Policy da unidade CoLAB Smart & Sustainable Living, vai participar enquanto oradora na conferência “Pricing Carbon to Support a Transition to Net Zero”, co-organizada pelo CEiiA, Banco Mundial, European Roundtable on Climate Change and Sustainable Transition, Internacional Trading Emissions Association, no âmbito da Cimeira de Líderes Mundiais da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26). A sessão realiza-se esta quinta-feira, 4 de novembro, às 13h, no Pavilhão da União Europeia, e terá transmissão em direto no site da UE dedicada à COP26.
Além de Catarina Selada, o CEiiA também será representado por Pedro Gaspar, Head of Future Business Technology, num encontro promovido pela Google, onde irá apresentar o projeto AYR. O convite surgiu no seguimento de a Google.org ter selecionado, no início do ano, o CEiiA para integrar o seu programa “Impact Challenge on Climate”, ao reconhecer a excelência da plataforma de sustentabilidade AYR por recompensar as pessoas e as comunidades pela não emissão de CO2.
“Participar na COP26 vai dar ao CEiiA a oportunidade de reforçar o seu compromisso em ser um ator ativo no combate às alterações climáticas, em concreto no maior desafio que o Planeta enfrenta no que diz respeito à mobilidade – a descarbonização”, lê-se numa nota de agenda.
O CEiiA anunciou recentemente a criação de uma rede de sete municípios portugueses para antecipar a neutralidade carbónica, acelerando as metas definidas pela União Europeia nesta matéria de cidades como Matosinhos, Porto, Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo. A par disso, o CEiiA está a promover, desde 2019, o desenvolvimento dos “mercados locais voluntários de carbono” em Portugal, com Matosinhos a ser a cidade piloto do projeto. Este será, aliás, um dos pontos que Catarina Selada irá apresentar na conferência “Pricing Carbon to Support a Transition to Net Zero”, refere a mesma nota.