CEiiA leva “SUMMER SCHOOL” a Matosinhos para promover literacia oceânica
Vai decorrer entre os dias 10 e 14 de julho o “SUMMER SCHOOL”, uma iniciativa que junta o CEiiA, a Câmara Municipal de Matosinhos, a União Europeia e o Laboratório Colaborativo + Atlantic (CoLAB + Atlantic).
Durante cinco dias, 20 estudantes nacionais e internacionais de doutoramento e de mestrado vão receber formação de peritos nacionais e internacionais sobre a importância da sustentabilidade dos oceanos. Para além das aulas, serão promovidas visitas de casos de estudo como é o caso da Doca Pesca de Matosinhos, a APDL, o CIIMAR, entre outros, pode ler-se num comunicado.
No final da semana de trabalho os participantes vão ter de apresentar ideias para resolver algumas das questões relacionadas com o setor pesqueiro e a sustentabilidade dos oceanos, e como as cidades costeiras podem contribuir.
Para promover a literacia oceânica e melhorar a sustentabilidade dos oceanos, a Comissão Europeia e o COI-UNESCO iniciaram uma colaboração a nível da UE, a EU4Ocean Coalition. Esta iniciativa que decorre no âmbito da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) contará com momentos de aprendizagem teórica, mas também com abordagens práticas e visitas de estudo, entre outras.
O CEiiA, em estreita parceria com o Laboratório Colaborativo + Atlantic (CoLAB + Atlantic) tem vindo a desenvolver várias iniciativas de envolvimento das novas gerações na procura de soluções para termos oceanos mais sustentáveis.
Neste trajeto, desenvolveu o INNOVATHON – Ocean Edition que foi um evento que decorreu durante a UNOC de Lisboa, na prai de Carcavelos e que contou com mais de 150 jovens, mas também participamos na “Winter School – sobre Ocean Literacy & Collaboration”, organizada pela UNESCO, em Veneza, em Dezembro de 2022.
Foi neste contexto, que estas entidades desafiaram a UNESCO e a União Europeia através da iniciativa EU4Ocean, a organizarmos conjuntamente uma “SUMMER SCHOOL” focada na importância do setor pesqueiro para a sustentabilidade dos oceanos.
A Câmara Municipal de Matosinhos, parceria da iniciativa, reconhece a importância de apoiar o doutorado internacional e alunos de mestrado para expandir seus conhecimentos sobre alfabetização oceânica, desenvolver novas habilidades e fortalecer a colaboração.