CEiiA leva serviço AYR ao Festival New European Bauhaus
O AYR – serviço de sustentabilidade desenvolvido pelo CEiiA que recompensa pessoas e comunidades pela não emissão de CO2 – vai estar em destaque em Bruxelas, entre os dias 9 e 12 de junho.
Com a participação na 1.ª edição do Festival New European Bauhaus (NEB), o CEiiA vai demonstrar o papel do AYR na integração das dimensões Sustentabilidade, Estética e Inclusão, dando assim o mote para o movimento NEB-by-AYR, que pretende ter um papel importante e ativo na transição para cidades europeias neutras em carbono, pode ler-se num nota.
De acordo com o CEiiA, a dimensão da Sustentabilidade diz respeito à valorização das emissões de CO2 evitadas através das opções individuais de mobilidade que, quando construída a partir de comunidades, torna o retorno para o cidadão superior ao valor gerado individualmente. A dinâmica da Inclusão a partir do valor agregado em comunidade induz criação e partilha de valor. A convite do CEiiA, o artista portuense Miguel Januário (±MaisMenos±) vai demonstrar em Bruxelas, incorporando a dimensão da Estética ao criar uma obra, em tempo real, que represente em si a valorização das emissões evitadas, tangibilizadas pelos AYRs, com os quais foi possível aos utilizadores da plataforma AYR criar valor agregado para “financiar” a criação da peça artística, com a aquisição de imagens e sons de espaços urbanos que servem de inspiração a Miguel Januário.
Após o festival, a obra física será transformada em NFTs, partilhados com todos os utilizadores do AYR que, com a valorização das suas emissões evitadas, contribuiram para a criação da obra. A criação e partilha do NFT da obra pretende reforçar a ideia de que a Sustentabilidade não é um custo, é sim um ativo, lê-se na mesma nota.
A par disto, o CEiiA terá à disponibilidade dos visitantes do Festival NEB bicicletas elétricas, para que estes possam experienciar o AYR e ganhem consciência de como é que as suas ações sustentáveis têm impacto direto nas nossas cidades. Para reforçar esta mensagem, serão realizadas duas palestras intituladas “AYR Talks”, nos dias 9 e 10 de junho, no espaço reservado para as mesmas dentro da Gare Maritime (Fixed Fair), em Bruxelas.