10 anos após a sua formação, a empresa municipal Águas do Ribatejo EM,SA tem uma mulher no Conselho de Administração. Catarina Pinheiro do Vale, vereadora na Câmara Municipal de Benavente, integra a nova equipa eleita na passada sexta-feira, 10 de novembro, e que mantém como presidente Francisco Oliveira, edil do concelho de Coruche.
A entrada da nova vogal cumpre assim a Lei 62/2017 que obriga a que a administração das empresas do setor público tenha pelo menos um terço de elementos de cada sexo a partir de janeiro. Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, vai continuar como vogal do conselho de administração.
A única lista apresentada foi aprovada por unanimidade pelos sete presidentes de câmara presentes na assembleia geral .
Na reunião foi aprovado o novo tarifário da Águas do Ribatejo para o ano de 2018 com “ligeiras atualizações” que segundo a proposta aprovada por todos os sete municípios têm por base a inflação e irão traduzir-se num aumento de poucos cêntimos na fatura a pagar pelos clientes no final de janeiro do próximo ano.
O presidente da Câmara Municipal de Almeirim renovou a confiança dos seus pares para continuar a presidir à Assembleia Geral da Águas do Ribatejo EM, SA. Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca continuará a ser o secretário da assembleia. Todos os cargos são desempenhados sem direito a remuneração mantendo a tradição desde a fundação da empresa em 2007.
O novo mandato tem como prioridade a garantia da sustentabilidade da empresa mantendo ou reforçando a segurança e qualidade nos sistemas de abastecimento e de saneamento de águas residuais.
A assembleia congratulou-se com a atribuição do selo de qualidade da água exemplar para consumo humano atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Até ao final do ano serão inauguradas duas novas ETAR em Benavente e Samora Correia e irá iniciar-se uma empreitada de 4,6 milhões de euros para a nova ETAR e sistema de saneamento da Freguesia de Samora, incluindo os lugares de Porto Alto e Arados. No concelho de Torres Novas estão em curso obras no valor de 12 milhões de euros com realce para os Sistemas de Saneamento da Chancelaria/ Pedrógão e Lapas São João da Ribeira. Estas obras são financiadas por fundos comunitários através do Programa Poseur Portugal 2020 sendo a componente nacional assumida pela empresa.
A assembleia vincou a preocupação de manter os tarifários sociais e para famílias numerosas, com mais de quatro pessoas, garantido o acesso de todos à agua da rede e beneficiando as famílias de menores recursos. Na reunião foi ainda reforçada a preocupação quanto às consequências da seca.