Cascais recolheu mais de sete toneladas de cápsulas de café em um ano
Cascais foi o primeiro concelho do país a ter a recolha seletiva de cápsulas de café em contentores na via pública dando assim início à implementação do primeiro sistema universal e abrangente a todos os tipos e marcas de café, com a colocação do primeiro ponto de recolha em Cascais, a 25 de novembro de 2022.
Ao longo de um ano, o município recolheu já mais de seis toneladas de cápsulas de café na sua rede de ecocentros. O equipamento móvel teve ótimos resultados e, no início de 2022, foi criada a rede com oito equipamentos móveis e fixos para cobrir todo o concelho.
Estas cápsulas recolhidas são posteriormente reencaminhadas para tratamento dando origem a novos produtos: a borra de café será transformada em composto orgânico e o plástico e o alumínio em novos produtos do quotidiano, para já de uso não alimentar.
Luís Almeida Capão, Presidente do Concelho de Administração da Cascais Ambiente, diz que“em 2022, já estávamos a pensar nas cápsulas de café porque eram percebidas pelos munícipes como de elevado potencial de reciclagem. Encontrávamos muitas no ecoponto amarelo. O encontro com a AICC deu-se na melhor altura, em que estávamos todos – Cascais Ambiente e marcas de café – a desenhar a melhor forma de retomar estes materiais com valor: plástico, alumínio e borra de café. Da junção das vontades, nasceu este projeto de economia circular que tem uma enorme participação dos cascalenses”.