Cascais foi reconhecido com o prémio Green Destinations “Platina”, na Feira ITB, em Berlim. A Green Destinations Foundation promove a sustentabilidade dos destinos turísticos, galardoando e certificando os mesmos de acordo com critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão.
Este prémio é um reconhecimento pela abordagem sustentável que a região tem para com o turismo. O nível de certificação Platina é atribuído aos destinos turísticos que se pautam por um código de ética, que fazem uma monitorização rigorosa do turismo, que se baseiam num planeamento estratégico e que têm indicadores de sustentabilidade no âmbito do turismo.
“Este prémio reconhece Cascais como um destino com grande qualidade ambiental, não apenas pelo que oferece a quem nos visita mas, sobretudo, pelo envolvimento de toda a comunidade no desenvolvimento de soluções ambientalmente justas para as pessoas que aqui vivem. Cascais tem como objetivo ser o melhor sítio para viver um dia, uma semana ou a vida inteira, e por isso temos incrementado a área de espaços verdes, o número de árvores plantadas e verificamos o aumento da biodiversidade, tanto nas áreas protegidas como nas urbanas. As hortas comunitárias, a mobilidade suave, os transportes públicos gratuitos e não poluentes, a criação de energia fazem todos parte do presente de Cascais. Este prémio é o reconhecimento do trabalho feito”, refere Luís Almeida Capão, diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais.
Ao longo dos anos, Cascais tem-se destacado pelo seu compromisso para com a sustentabilidade, e evidenciado pelos diversos prémios e certificações recebidos. Desde a conquista do prémio QualityCoast Silver em 2013 até ao recente reconhecimento com o prémio QualityCoast Gold em 2021, Cascais tem demonstrado um compromisso continuado com a proteção do meio ambiente e o bem-estar de sua comunidade.
Este galardão foi anunciado na Feira ITB de Berlim 2024, uma feira dedicada à indústria do turismo. Este prémio reflete o trabalho que o município tem vindo a realizar no sentido de conseguir obter no futuro a certificação da GSTC (Global Sustainable Tourism Coucil), que estabelece e gere normas globais para viagens e turismo sustentáveis