Cascais foi o município vencedor da primeira call da European City Facility
O município de Cascais foi o projeto português vencedor da iniciativa European City Facility (EUCF). Promovida em Portugal pela OesteSustentável (Agência Regional de Energia do Oeste) e RNAE (Rede Nacional de Agências de Energia e Ambiente), a EUCF vai financiar o município com com 60 mil euros para que desenvolva um conceito de investimento para um programa inovador de comunidades de energia para todo o concelho.
O consórcio da EUCF é constituído pela FEDARENE (Federação Europeia de Agências e Regiões para a Energia e o Ambiente), a Energy Cities, a Climate Alliance, a Adelphi e a Enviros, lê-se no comunicado da OesteSustentável.
A EUCF trata-se de uma iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa Horizonte 2020, e que consiste num instrumento ágil e simplificado de apoio à consultoria técnica, jurídica e financeira que está disponível para cerca de 200 Municípios europeus até 2022. Dentro desta iniciativa, o “Conceito de Investimento” representa um primeiro passo para o financiamento de projetos em eficiência energética e energias renováveis, através de um apoio financeiro, no valor de 60 mil euros, para suportar os custos associados à consultoria a desenvolver.
A segunda call da EUCF abrirá em final de março de 2021 e irá financiar a nível europeu 66 projetos, mais 33 projetos que a primeira call. Para a região do sul da Europa serão 18 os projetos a apoiar. A Oeste Sustentável irá continuar a trabalhar para mobilizar mais candidaturas de municípios portugueses, organizando em breve um webinar de esclarecimento sobre a abertura da segunda fase de candidaturas.
Em Portugal, a OesteSustentável foi a entidade convidada pelo consórcio coordenador da iniciativa, para representar a iniciativa enquanto “Country Expert”, promovendo, prestando apoio e esclarecimentos técnicos a nível nacional, interagindo com a RNAE, selecionada para representar a rede nacional (National Network).