A completar quase 125 anos de existência, o Carnegie Hall, a famosa sala de espetáculos da “Big Apple”, em Nova Iorque, acaba de obter a Certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) Prata do U.S. Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos EUA), tornando-se, assim, um dos edifícios mais antigos e emblemáticos a obter esta distinção.
A Siemens foi selecionada como um dos parceiros tecnológicos do Carnegie Hall para modernizar quase 15.500 m2 de espaço e implementar soluções mais ecológicas no centenário Carnegie Hall que culminaram num edifício “energicamente mais eficiente e mais seguro”, lê-se em comunicado enviado à imprensa.
A certificação concretizou-se após a conclusão, em outono de 2014, do projeto Studio Towers Renovation Project (STRP) do Carnegie Hall, uma renovação das infraestruturas de duas torres que tinham sido adicionadas no topo da sala de concertos no final do século XIX. O projeto acabou por ser “uma extraordinária oportunidade para realçar a importância do design sustentável e o seu impacto positivo para a cidade de Nova Iorque e tornou-se um exemplo inspirador da reutilização adaptativa de um edifício histórico”.
Como parte da renovação das Studio Towers, a Siemens forneceu sistemas de automação de edifícios, de proteção contra incêndios e de segurança das pessoas para tornar o Carnegie Hall mais seguro e mais eficiente.
Outro elemento do projeto que ajudou o Carnegie Hall a alcançar a sua certificação LEED é um novo terraço de quase 1.000 m2, de lajes refletoras e vegetação que reduzem o efeito de ilha de calor e a pegada de carbono global do edifício. Graças às 450 janelas originais do Hall nos andares de cima foi possível maximizar a luz natural tanto na renovação como no design do edifício, que também recorre a lâmpadas LED e sensores de ocupação. No interior da infraestrutura, equipamentos sanitários de baixo fluxo ajudam, também, a reduzir o consumo de água.
O projeto do Carnegie Hall destaca-se como um dos projetos de automação de edifícios e de eficiência energética “mais notáveis jamais realizados pela Siemens”. Recorde-se, ainda, que, até à data, a tecnologia Siemens tem desempenhado um papel importante para que centenas de edifícios obtivessem a certificação LEED nos EUA.