A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai apresentar na próxima quinta-feira, 24 de setembro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Belém, o documento estratégico “Ambição Agro 2020-30”, que representa o contributo dos Agricultores portugueses para o Plano de Recuperação da Economia nacional.
Perante o conjunto de decisões tomadas a nível europeu no sentido de permitir aos países da União Europeia a recuperação da atividade económica, a CAP, enquanto parceiro social e em representação dos Agricultores de Portugal, elaborou um conjunto de propostas que, a serem enquadradas nas decisões políticas que o Governo se prepara para anunciar e apresentar em Bruxelas, permitirão a “montagem de uma estratégia de desenvolvimento do setor agroflorestal e um impulso para a coesão e progresso social”, refere a associação em comunicado.
A CAP considera, assim, o momento oportuno para tornar “público um conjunto de orientações estratégicas que visem acelerar a modernização da economia nacional”, impulsionando a “atividade agrícola e toda a fileira industrial com esta relacionada”. Um movimento de intensificação que procura também o “desenvolvimento das regiões do Interior do País, interligando os diferentes setores de atividade direta e indiretamente ligados à agricultura e floresta”, declara a CAP.
A cerimónia de apresentação do documento irá contar com a presença, por videoconferência, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como com a intervenção (gravada) do primeiro ministro, António Costa. Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, estarão presentes, assim como o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo. Também o responsável pela Visão Estratégica para o Plano de Recuperação da Economia de Portugal, António Costa Silva, marcará presença.
O documento “Ambição Agro 2020-30” identifica as áreas de atuação vitais para o desenvolvimento do setor e conta com as contribuições de um painel alargado de especialistas.