São os últimos dias para se candidatar aos Prémios Cidade +, organizados pela Associação de Limpeza Urbana (ALU), podendo fazê-lo até segunda-feira, 31 de julho.
Esta dinâmica pretende dar a conhecer projetos, iniciativas e investigações na área da limpeza urbana, que tenham alcançado um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridos.
Podem participar municípios, juntas de freguesia, empresas municipais, ou serviços municipalizados, empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos, pessoas em nome individual ou coletivo, associação e ONG, e ainda universidades e outras entidades que promovam investigação e desenvolvimento.
Estão a concurso quatro categorias: “Inovação & Conhecimento”, para a melhoria dos serviços de Limpeza Urbana; “Participação Pública & Cidadania”, para a prevenção de produção de resíduos; “Estratégia para a sustentabilidade”, para a redução do impacto da atividade humana no ambiente; e “Equipas felizes”, para dignificar as profissões ligadas à Limpeza Urbana e melhorar a sua percepção pública.
O vencedor de cada categoria irá receber um prémio monetário de cinco mil euros, para além de um galardão.
Serão ainda atribuídos Prémios Especiais que demonstrem um contributo único na área de limpeza urbana, com as categorias de “Personalidade do Ano”; “Equipamento/Tecnologia do Ano”; e “Campanha do Ano” (campanha de comunicação e/ou sensibilização nas áreas de ambiente relacionadas com limpeza urbana; reportagens ou artigos jornalísticos com relevância para a limpeza urbana).
Luís Capão, presidente da direção da ALU, sublinha que estes prémios visam “catapultar as atividades de limpeza urbana e todos os seus atores nacionais, acelerando a implementação da inovação, ao nível dos sistemas tecnológicos e da abordagem social. É uma oportunidade para reconhecermos as ações que efetivamente contribuem e impactam, de forma significativa, a vida dos cidadãos e a sustentabilidade”.
O painel de jurados é composto por: Ana Cristina Tapadinhas, Diretora-Geral da DECO; Paulo Ferrão, professor Catedrático do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e membro da direção da associação europeia EUREKA; Graça Martinho, Professora Associada com Agregação da FCT NOVA e membro da direção do centro de investigação MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; Álvaro Beleza, Diretor do Serviço de Sangue do CHLN/Hospital de S. Maria e Presidente do Conselho Coordenador da SEDES-Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social; Luís Newton, Presidente da Junta de Freguesia de Estrela e Vice-Presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias; João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal; Nuno Lacasta, Presidente da APA; António Bento, fundador da Solim, Equipamentos para Higiene e Limpeza Lda. e, ainda, Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente – EMAC S.A e Presidente da Direção da Associação de Limpeza Urbana.
As avaliações dos candidatos serão feitas com base em quatro critérios: inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade, e os vencedores serão anunciados no 5.º Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que se irá realizar em dezembro, em Cascais.
As candidaturas aos Prémios Cidade+ devem ser enviadas para o endereço geral@associacaolimpezaurbana.org, com o formulário disponível online.