O Município do Barreiro tem vindo a implementar o Plano de Gestão de Perdas do Sistema de Abastecimento de Água, exclusivamente com financiamento próprio. Contudo, brevemente, a autarquia contará com financiamento comunitário, uma vez que em agosto foi aprovada a candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), designada “Cada Gota Conta – Gestão de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água do Município do Barreiro”. Assim, o lançamento das empreitadas será feito de imediato. O início da obra está previsto para final de 2019.
O Programa de combate às perdas de água vai já na segunda fase. As redes de água estavam muito envelhecidas e houve uma substituição de quase 2.000 metros de condutas.
De acordo com o vereador João Pintassilgo, responsável pela área das águas e saneamento, “estamos com um conjunto de perdas de águas reais de cerca de 14% e temos o objetivo de diminuir para 10%, o valor ideal. Combater o envelhecimento da rede é um dos principais objetivos. Na opinião do Vereador esta é uma candidatura “relevante por ser a primeira com financiamento comunitário para apoio à reabilitação da rede de abastecimento de água”.
De referir que o investimento total é de 503 265,86€, financiado em 40% pela União Europeia e 60% suportado pelo Município. Tem como objetivo reduzir em 28% as perdas de água, por ramal. Neste momento decorre a substituição de uma conduta, com 2.000 metros, no Lavradio e a aquisição de equipamentos para monitorizar as perdas de água.