“Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” é o nome do novo projeto lançado pela Sociedade Ponto Verde (SPV), juntamente com a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE). Através de “três modelos de atuação”, o projeto vai dotar os estabelecimentos do canal HORECA com mais ferramentas para a separação de embalagens de vidro. O objetivo é “contribuir para o aumento da taxa de reciclagem deste material em Portugal”, afirmam as entidades.
Segundo um comunicado, para facilitar o processo de reciclagem das embalagens de vidro que vão ser instalados “270 vidrões” com um inovador sistema para possibilitar o “baldeamento” assistido em diversos municípios do país, em zonas da Algar, Cascais Ambiente, Lipor e Resinorte: as empresas que fazem a gestão dos resíduos nas zonas selecionadas para o projeto piloto.
“Tratam-se de ecopontos, suportados por um mecanismo tecnológico, que vão baldear automaticamente um contentor de 120lts litros de uma única vez. Desta forma o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado, o que torna a separação mais célere e eficaz”, refere a mesma nota.
Em paralelo, o projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” vai decorrer também nas valências de “recolha porta-a-porta e utilização de vidrões subterrâneos junto dos estabelecimentos HORECA”, sendo que, globalmente, está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes, adiantam as entidades responsáveis pela iniciativa.
Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Guimarães, Cascais e alguns concelhos do Algarve fazem parte da lista de municípios abrangida pela implementação deste projeto-piloto, que terá a duração de 18 meses e que tem como objetivo chegar a 1500 estabelecimentos.
O projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” da responsabilidade da SPV e da AIVE surge no âmbito da estratégia definida por nove entidades do setor das embalagens de vidro que assumiram o compromisso conjunto de superar as metas da reciclagem do vidro para 2025. Atualmente a taxa de reciclagem do vidro é de 56% em Portugal e o objetivo é chegar aos 75% até 2025.
“A Sociedade Ponto Verde está ao lado do setor das embalagens de vidro com uma ambição muito clara que é a de ultrapassar as metas da reciclagem nacionais estabelecida nos 70% para 2025. Queremos chegar a 75% de reciclagem deste material, o que significa que nos próximos três anos precisamos de aumentar a taxa de reciclagem de vidro em 19%”, declara Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde. Para tal, a responsável destaca a importância da “participação de todos os agentes da cadeia de consumo e em especial do canal HORECA que, pela natureza da sua atividade, geram volumes muito significativos de resíduos. Com este projeto esperamos mobilizar o setor para uma maior separação das embalagens de vidro para reciclagem, apostando na disponibilização de novos meios e ferramentas, aliada à inovação tecnológica, que é já uma marca de atuação da SPV”.
Já Sandra Santos, presidente da AIVE, atenta que “quanto mais embalagens de vidro usadas forem recolhidas, mais será possível utilizar pela indústria vidreira no seu processo produtivo, para dar origem a novas embalagens de vidro. Era possível reciclar 100% das embalagens de vidro que utilizamos em Portugal, se as conseguíssemos recolher. Reciclar as embalagens de vidro usadas, não é uma obrigação imposta, mas uma oportunidade com vantagens em termos de eficiência e sustentabilidade.”
A apresentação do projeto “Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução” decorreu esta terça-feira, 22 de março, em Guimarães, município onde vão ser instalados os primeiros 100 vidrões de baldeamento assistido. Após os 18 meses previstos para a implementação desta iniciativa, prevê-se uma segunda fase com o alargamento a mais zonas do país.