A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai lançar em cerca de 1.000 lojas, nas plataformas online e nas redes sociais uma campanha de sensibilização para o uso sustentável do plástico, apelando à reciclagem, avança a Lusa.
Com o mote “O plástico está a dar a volta ao mundo. Vamos dar a volta ao plástico!”, a iniciativa é apresentada hoje durante o primeiro “Fórum do Retalho para a Sustentabilidade”, organizado pela APED em Alfragide, e pretende “consciencializar o consumidor para este tema, apelando à importância da reciclagem”.
“A APED tem promovido, junto dos seus associados, a adoção de medidas que contribuem para padrões de consumo e produção mais sustentáveis e para o cumprimento das metas definidas da recente Estratégia Europeia dos Plásticos para 2030. As empresas associadas têm vindo a colaborar de forma significativa para este desígnio, e esta campanha é prova do forte compromisso de todo o setor nesta matéria”, afirma o diretor-geral da associação, Gonçalo Lobo Xavier.
Segundo o responsável, “a APED tem também atuado com uma abordagem setorial integrada, refletida, por exemplo, em documentos de referência e instrumentos de trabalho como a Carta da Sustentabilidade, o Guia de Boas Práticas Ambientais e o Compromisso Circular”.
Conforme recorda a associação, esta campanha vem juntar-se a um conjunto de iniciativas voluntárias relacionadas com o uso do plástico já adotadas pelas empresas do setor, nomeadamente a aposta no ecodesign de embalagens de produtos de marca própria, a venda de produtos a granel e a disponibilização de sacos reutilizáveis para transporte das compras, com o objetivo de “minimizar o impacte ambiental associado ao material plástico”.
O “Fórum do Retalho para a Sustentabilidade”, a acontecer hoje, é organizado pela APED e contará com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira.
Dedicado especificamente ao tema plástico, este fórum visa “promover o diálogo e colaboração intersetorial através da partilha de boas práticas e identificação de oportunidades e barreiras na transição para uma economia mais circular”, e conta com a participação de vários representantes da cadeia de valor, entre os quais Jorge Henriques, da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Nuno Lacasta, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e Pedro Colaço, da Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos (APIP).