Foram 214 as instituições sociais que participaram na campanha “Toneladas de Ajuda” em 2021 – a campanha, promovida pela EGF (Environment Global Facilities), dirigida às instituições sociais e disponível em cerca de 60% do território nacional. Foram mais de 74 mil pessoas que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 3.779 toneladas de embalagens, superando significativamente os valores de 2020, destaca a entidade.
Todas estas instituições encaminharam para reciclar 2.852 toneladas de papel e cartão, 859 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 68 toneladas de vidro. O material separado pelas instituições foi encaminhado para reciclar e cada entidade recebe o seu prémio em função da quantidade de embalagens separada para reciclar, que este ano atingiu um recorde de 506.158 euros.
TOP + | Campeões Nacionais
Ao nível nacional, há a destacar o APPACDM da Trofa, em primeiro lugar com 689 toneladas, seguida do Banco Alimentar do Algarve (423 toneladas) e do Banco Alimentar contra a Fome de Setúbal (238 toneladas). Estas foram as instituições vencedoras, reconhecidas pela EGF e pela concessionária da sua região.
A campanha de responsabilidade social “Toneladas de Ajuda” consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições sociais inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.