Em 2022 enfrentámos uma situação de seca hidrológica das piores registadas nos últimos 100 anos, com quase todo o país em seca severa ou extrema e, em 2023, este cenário gravoso voltou a repetir-se.
Visando a sensibilização para a redução dos consumos de água e promovendo práticas para fomentar o uso eficiente deste recurso escasso, a campanha “Água é vida. Não a desperdice.” foi lançada em 2023 pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
A campanha multimeios teve um âmbito nacional e ações reforçadas no Algarve, região que apresentava já uma das situações mais críticas do nosso país no que diz respeito à escassez de água.
Embora tenha havido, no início do ano hidrológico, uma boa recuperação das reservas nas albufeiras no norte do país mantém-se uma situação muito crítica no sul devido à ausência de precipitação, pelo que se considerou pertinente reforçar o apelo para a redução do consumo de água com um maior sentido de urgência na concretização das ações. Porque “todas as gotas contam” e “não há água nem tempo a perder”.