No Dia Mundial da Terra, 22 de abril, o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) volta a desafiar a população para aderir à campanha munida sensibilização, fomentando a conceção virtual do bater do coração do planeta. No âmbito desta campanha estão previstas várias atividades articuladas em torno de uma mensagem comum: “salvemos a Terra”.
Os dados não são animadores e, segundo a Organização das Nações Unidas, quase dois milhões de crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos devido a fatores ambientais como a poluição. “Mesmo se alcançarmos os objetivos climáticos para 2030, a temperatura na Terra irá aumentar 2,7 °C ao longo deste século, o que afetará o abastecimento alimentar, as vidas e os meios de subsistência”, pode ler-se num comunicado divulgado pela SEAE.
Os interessados que queiram participar na campanha devem:
- Transformar qualquer ruído num latejar do coração: bater palmas, marcar ritmo, utilizar a sua voz…
- Gravar um vídeo deste som com o seu telemóvel
- Partilhá-lo no Instagram, Twitter ou Facebook com o hashtag #BeTheWave
- Identificar através do hashtag @eudiplomacy, @eu_eeas e o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE).
- Ovir depois o bater do coração da Terra, que se torna mais forte e mais intenso, à medida que cada vez mais pessoas em todo o mundo partilham estes sons para defender o ambiente e manter a Terra viva.
“O nosso futuro depende das nossas iniciativas, pouco interessa a sua dimensão (grande ou pequena), todas as iniciativas contam. Só poderemos salvar o nosso planeta em conjunto, mantendo vivo o seu coração e preservando o nosso lar. Juntos, temos de fazer ouvir a nossa voz para sensibilizar e mobilizar a todos”, apela a SEAE, numa nota.
Para mais informações sobre a campanha, consulte aqui.